Audiência Pública

Obras de duplicação da BR-116 devem começar em outubro

A duplicação foi discutida durante a audiência pública, promovida pelo deputado estadual José Neto. Também foram debatidos os serviços prestados pela concessionária Via Bahia

17/06/2011 às 14h01, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andréa Trindade

Os pedágios, os serviços prestados pela concessionária Via Bahia e a fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foram debatidos na manhã desta sexta-feira (17), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), numa audiência púbica realizada para discutir a situação da BR 324 e BR 116.

Um dos assuntos abordados foi a duplicação da BR-116, cujo trânsito é formando basicamente por 70% de veículos de grande porte e  30% de carros “pequenos” – na BR-324 acontece o oposto. 

De acordo com o representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Eduardo José de Santana, as aprovações do projeto já foram finalizadas pela ANTT Brasília e as obras devem começar em breve.

“Em 30 ou 40 dias começa efetivamente essa duplicação”, afirmou. Ele lembrou que houve problemas na parte ambiental, mas que já foram solucionados.

O superintendente da Via Bahia, José Carlos Narvas, foi mais claro e disse que as obras devem começar em setembro ou outubro. A duplicação, que tornará mais segura a viagem de quem passa pela rodovia, contempla  o trecho que vai de Feira de Santana à ponte sobre o Rio Paraguassu.

Anel de Contorno

Quanto a duplicação do Anel de Contorno, o representante informou que o projeto  está seguindo dentro do previsto e que está sendo analisada, em Brasília, uma alternativa para a via.

Está sendo estudada uma via perimetral. É  apenas um estudo inicial para que, se for interessante,  seja discutido com a sociedade de Feira de Santana, que são os principais usuários”, disse.

Ele explicou que a demora na duplicação do Anel está ligada a interferências, como os estabelecimentos comerciais próximos ao local e a passagem de caminhões, além de problemas de ordem  ambiental, que ele garantiu que estão sendo sanados.

Eduardo José  disse ainda que apenas uma parte do anel de contorno, dividido em Norte e Sul, será duplicado a outra será recuperada conforme previsto no contrato. Mas, vale ressaltar, que existe um estudo em pleito para que a duplicação seja feita em sua totalidade.

Para o deputado estadual José  Neto (PT), Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, após a discussão, o próximo passo é levar os problemas discutidos aos órgãos competentes  e, se caso não houver solução, ele irá tomar as decições judiciais cabíveis.

“Esse frente a frente foi fundamental para pudessemos balizar, trazer mais informações e lavar a população o nosso comprometimento. Os serviços da Via Bahia não estão bons nas BRs- 116 e 234 e precisam ser melhorados”, disse o deputado.

Com o tema “BR 116 e BR 324 – condições e perspectivas”, o encontro promovido pelo deputado estadual José  Neto reuniu a diretoria do Consórcio Via Bahia, representantes da ANTT e integrantes de diversos órgãos públicos.

As informações são do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade.

Fotos: Ed Santos

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade