Feira de Santana

Dengue: Dez bairros apresentam índice de infestação acima do aceitável

Os dados fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). Em Feira de Santana, existem atualmente cerca de 1.600 casos da doença confirmados e outros quatro mil casos notificados. Mortes por dengue aumentam quase 90% no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Acorda Cidade

Dos 98 bairros de Feira de Santana, dez apresentam índice de infestação predial acima do aceitável pelo Ministério da Saúde que é de 1%. Os dados fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). A ação é uma forma de identificar o perfil epidemiológico do município no que diz respeito ao mosquito transmissor da dengue.

Os bairros de maior índice são: Gabriela; Campo do Gado; Nova Esperança; Campo Limpo; Pampalona;
Fraternidade; Parque Panorama; Sítio Matias; Limoeiro e Parque João Martins da Silva.

Nesses bairros, segundo o LIRAa, o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue variou entre 1 e 2%. O coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ciro Fernandes, explica que esses dados serviram para orientar as ações de combate ao mosquito. Em Feira de Santana existem atualmente cerca de 1.600 casos da doença confirmados e outros quatro mil casos notificados.

“Fazemos esse tipo de levantamento apenas uma vez ao ano, por determinação do Ministério da Saúde. Além das ações que já implementamos no controle do mosquito, esse levantamento nos oferece um diagnóstico do momento”, esclarece.

O resultado do LIRAa também será utilizado na formatação da campanha de mobilização que está sendo montada pela Secretaria de Saúde. Uma reunião realizada na tarde de segunda-feira (8) deu os primeiros passos da ação. O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, cobra uma participação mais efetiva da população no combate ao mosquito da dengue. “Em 90 por cento dos casos o foco de dengue é encontrado no interior das residências. É preciso que a população também se mobilize”, disse o secretário.

Mortes por dengue aumentam quase 90% no Brasil 

O número de mortes provocadas pela dengue no país aumentou 89,7% neste ano (no período entre janeiro e 16 de outubro) em relação a todo o ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta (11) pelo Ministério da Saúde. Houve 312 mortes em 2009 e 592 entre janeiro e 16 de outubro deste ano. O número de casos notificados da doença, informou o ministério, aumentou mais de 90% no mesmo período. Em todo o ano de 2009, foram notificados 489.819 casos e, neste ano, mais de 936 mil.

Segundo ele, 70% dos casos notificados estão concentrados em seis estados: São Paulo, Acre, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Goiás. A maior parte das mortes teve como causa o vírus do tipo 1 da doença, comum nos anos 90, afirmou o coordenador do programa. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários