Williany Brito
Operação simultânea da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Polícia Federal e da Vigilância Sanitária Municipal, resultou no fechamento de um laboratório clandestinoque fabricava medicamentos fitoterápico e na prisão de cinco pessoas. A intervenção aconteceu nesta sexta-feira (8) em Feira de Santana, na Travessa Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, através de uma denúncia.
Segundo Marcos Alexandre Dantas Maxímo, da Vigilância Sanitária, a operação vem sendo realizada desde a última segunda-feira (4), em toda Bahia. Ele contou que o estabelecimento estava em funcionamento e comercializavam produtos fitoterápicos sem registro na Anvisa e máquinas para a fabricação dos medicamentos.
Foram detidos José Carlos Correia da Silva, Cristiano de Araújo Marques, Gerson Andrade da Silva, Gianini Ribeiro Santana e o advogado Marco Aurélio Gomes. Segundo o vigilante sanitário Marcos, dentro do carro do advogado, foram encontrados computadores, aparelhos celulares, fax e notas fiscais que eles haviam retirado do local. O vigilante contou, ainda, que Marco Aurélio foi flagrado retirando os materiais do estabelecimento que já haviam sido lacrados.
Os acusados foram conduzidos para o Complexo Policial pela PRF. Segundo o delegado plantonista da 1ª Delegacia, Carlos Lins, os cinco foram autuados por falsificação e transporte de medicamentos terapêuticos, podendo pegar de 10 a 15 anos de reclusão, e por formação de quadrilha.
Durante a semana
Na última terça-feira (6), três estabelecimentos foram fechados, quatro pessoas foram presas e medicamentos controlados foram apreendidos durante operação conjunta da Polícia Federal, Rodoviária Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária dos município de Feira de Santana e Vitoria da Conquista.
Os estabelecimentos foram fechados, pois não tinham alvará de funcionamento e comercializavam produtos fitoterápicos, químicos e suplementos alimentares sem registro na Anvisa. Ninguém foi preso na ação. (As informações são do repórter Aldo Matos, do programa Acorda Cidade)