Williany Brito
O Sindicato do Comércio de Feira de Santana firmou acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio para abertura dos estabelecimentos no Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. O objetivo é iniciar o aumento das vendas de fim de ano.
Foi acertado que de segunda a sexta-feira (4 a 8 de outubro), o comércio fica aberto até às 19 horas; no sábado (9), os consumidores terão até ás 15 horas para fazer suas compras; Já na segunda (11), fica com as portas abertas até às 19 horas; e na terça-feira (12), Dia das Crianças, o comércio funciona das 9 às 14 horas.
O Dia das Crianças, data amplamente aguardada, deverá ser basicamente uma preliminar do Natal, segundo o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, José Carlos Moraes.
– A expectativa é um aumento de 15% nas vendas para este fim de ano, devido aos preços que estão razoáveis, os juros baixos e o dólar, que influencia muito nos negócios ligados a importação. Quem comprou com dólar agora, para revender em dezembro, vai continuar com preço baixo.
De acordo com levantamento da Serasa Experian sobre perspectivas dos empresários, 57% dos entrevistados disseram que acreditam no aumento do seu faturamento neste ano em relação a 2009. Essa parcela é a maior já verificada pela Serasa desde o início da pesquisa, em 2005.
Entre as regiões pesquisadas, o Nordeste é a que está mais otimista, com 72% dos varejistas acreditando que aumentarão seu faturamento neste ano, em relação ao ano de 2009. Na sequência, aparecem Norte (61%), Centro-Oeste (56%), Sudeste (55%) e Sul 50%. (Com informações do repórter Ed Santos, do Programa Acorda Cidade)