Estudo analisa obesidade infanto-juvenil em Feira

A endocrinologista Ana Mayra Andrade de Oliveira explica a pesquisa sobre obesidade infanto-juveni desenvolvida em Feira de Santana

12/07/2010 às 18h51, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

A endocrinologista Ana Mayra Andrade contou detalhes da pesquisa ao Acorda Cidade (Foto Andréa Trindade)

 

A quantidade de pessoas obesas brasileiras tem aumentado cada vez mais, o que as coloca numa situação de risco crescente em relação às doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, problemas cardiovasculares, entre outras, devido à alimentação inadequada e desequilibrada.

Com base nisso, a endocrinologista Ana Mayra Andrade de Oliveira, em entrevista ao Acorda Cidade, falou da pesquisa sobre obesidade infanto-juvenil desenvolvida em Feira de Santana. Esse estudo é uma continuação do trabalho desenvolvido pela CLIED – Clínica de Endocrinologia e Diabetes, há mais de 10 anos. “Hoje, nós sabemos que as doenças cardiovasculares lideram o ranking das que mais matam, além de provocar outros problemas”, afirma a médica.

Ela explica que as doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, infarto do miocárdio e derrame cerebral, eram somente desenvolvidas em pessoas com idades mais tardia, com 60, 70 anos. “Hoje, frequentemente, essas doenças acontecem em indivíduos mais jovens, com 30, 40 anos. Por causa dessa mudança, vamos procurar saber por que essas doenças passaram a acontecer de forma precoce”, conta Ana Mayra.

ENTENDA A PESQUISA

De acordo com a especialista, os indivíduos obesos, entre 15 e 18 anos, serão incluídos na pesquisa. “Vamos fazer uma análise do sistema cardiovascular através da dosagem de exames rotineiros e os mais específicos. Daí, vamos saber se em nossas crianças a obesidade, nessa faixa etária, vai prejudicar  o sistema cardiovascular futuramente”, explica.

As pessoas serão encaminhadas e passarão por uma triagem, segundo a médica. “Vamos fazer uma análise inicial com a medição de altura, peso, pressão, conferencia abdominal e uma bioimpedância (avaliação da gordura e água corporal)”, diz Ana Mayra. Caso todos estiverem nos critérios da pesquisa, passarão por uma segunda etapa.

Os adolescentes interessados, com a permissão dos pais, em participarem da pesquisa, podem procurar a CLIED, localizada na Avenida Maria Quitéria, número 1660, próximo ao Feira Palace Hotel.Os atendimentos são às terças, quintas e sexta-feiras, à tarde, e  aos sábados, pela manhã. Informações pelo telefone 3625-4027.

Foto Divulgação

 

Williany Brito

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade