Feira de Santana

Reitor da UFRB participa de reunião para discutir construção de campus em Feira

O reitor da UFRB em Feira, Silvio Soglia, informou que a universidade está na fase das tratativas para escolha do terreno.

Laiane Cruz

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Silvio Soglia, se reuniu na manhã desta segunda-feira (14) com o deputado federal Fernando Torres (PSD) e o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, para tratar sobre a construção do centro educacional na cidade, que funciona atualmente provisoriamente no Serviço de Integração do Migrante (SIM), localizado no bairro SIM.

O deputado Fernando Torres confirmou a proposta, feita pelo seu irmão e empresário Osmar Torres, de doação de 50 tarefas de terra que ficam ao lado do terreno do senador João Durval Carneiro. Torres afirmou ainda estar à disposição para colocar emendas parlamentares com a finalidade de levar infraestrutura para o local.

(Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade | Reitor Silvio Soglia)

O reitor da UFRB em Feira, Silvio Soglia, informou que a universidade está na fase das tratativas para escolha do terreno. Além disso, já estão sendo elaborados os projetos construtivos da unidade.

“Há uma boa expectativa nossa para doação de áreas para a gente poder observar. Obviamente que áreas que têm melhor localização e possibilidade de infraestrutura serão melhor avaliadas e é isso que estamos discutindo porque efetivamente precisamos iniciar a construção do centro da UFRB aqui em Feira de Santana”, afirmou o reitor.

Silvio Soglia salientou, porém, que todos os procedimentos para a doação do terreno serão via edital e negou que haja risco de Feira de Santana perder o campus, uma vez que foi criado a partir de um decreto presidencial. “A gente precisa construir um campus à altura da nossa cidade, daquilo que ela representa para o nosso estado e o país”, disse.

O deputado Zé Neto parabenizou a ação do deputado Fernando Torres e do empresário Osmar Torres pela iniciativa. "Nós precisamos ampliar o mais rápido possível os cursos que já funcionam, inclusive o curso de Arquitetura, que é um sonho para Feira de Santana. A gente está caminhado para isso”, afirmou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.