Bahia

Espaço Solidário Cesol Recôncavo será inaugurado nesta quinta-feira em Cachoeira

Destinado a Empreendimentos da Economia Solidária do Recôncavo da Bahia, o espaço vai abrigar uma série de ações voltadas para os princípios da economia justa e solidária.

Ambiente múltiplo que pretende configurar-se como local de formação e divulgação para Empreendimentos da Economia Solidária no território do Recôncavo da Bahia, o Espaço Solidário Cesol Recôncavo abre suas portas no dia 30 de abril de 2015, nesta quinta-feira. A solenidade de inauguração acontece às 10 horas na sede do Espaço, localizada na Rua Dr. João Viera Lopes (Rua do Amparo), nº 02, centro de Cachoeira.

A implantação deste Espaço faz parte do trabalho desempenhado pelo Centro Público de Economia Solidária do Recôncavo da Bahia (Cesel), através da Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra (Cediter), no intuito de fortalecer empreendimentos que trabalham de acordo com os princípios da autogestão, solidariedade e sustentabilidade.

Em dois anos serão envolvidos aproximadamente 120 Empreendimentos Econômicos Coletivos nas áreas de artesanato, agricultura familiar, arte, confecções, gastronomia e serviços através de uma gestão coletiva, com o espaço aberto a todo o público.

Centro Público

O Centro Público de Economia Solidária é um projeto de inclusão sócio-produtiva da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre), por meio do Programa Vida Melhor, com o objetivo de prestar assistência técnica e especializada a associações, cooperativas e grupos de produção coletivos, que trabalhem de forma justa e solidária.

Visa fortalecer e fomentar a economia solidária no plano territorial e promover um conjunto de atividades principalmente de comercialização, formação e de articulação local. No Recôncavo, o Cesol tem sede no município de Cruz das Almas e é formado por uma equipe multidisciplinar, com serviços e atividades que envolvem assistências técnicas específicas.

O Espaço Solidária Cesol Recôncavo é uma realização do Cesol, Cediter, Programa Vida Melhor, Bahia Solidária, Setre/Governo da Bahia e conta com o apoio do Colegiado do Território do Recôncavo (Codeter), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incuba/UFRB), Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente e Prefeitura de Cachoeira.