Educação

Mec ainda não aprovou construção de campus da UFRB na Famfs

Segundo o reitor da instituição, os técnicos do MEC precisam ter certeza do apoio dos governos estadual e municipal para garantir a segurança da comunidade acadêmica

Naiara Moura

Devido a experiência na implantação de outros centros universitários, os técnicos do Ministério da Educação (Mec) tem receios sobre a instalação do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) próximo ao presídio em Feira de Santana. A informação foi cedida pelo reitor da instituição, o professor Paulo Gabriel Nacif, durante a reunião com o grupo Pensar Feira na manhã desta quarta-feira (11).

“Apesar de aqui ter um histórico de muita paz e muita tranquilidade, isso deixa técnicos do MEC preocupados e a gente respeita. Nós queremos trabalhar com a implantação do campus ali, mas temos que convencer o MEC do apoio dos governos estadual e municipal no sentido de abrandar qualquer risco para a nossa comunidade acadêmica”, informou.

Segundo o reitor, o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens) já recebeu doação de um terreno de 60 hectares da Fazenda Mocó, que não teve aprovação dos técnicos da UFRB. “Nós não tivemos um retorno dos governos municipal e estadual em criar uma infraestrutura necessária, com fibra ótica, água, energia, gás e tudo isso teria um custo bastante elevado”, completa.

O gestor afirmou que as alternativas de terrenos oferecidos para a implantação do Cetens foram muito aquém das expectativas. “Nós temos ainda uma certa dificuldade de participação mais efetiva dos poderes e dos políticos em apoiar a UFRB nessa implantação”, disse.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade