Andrea Trindade
Moradores do conjunto Viveiros interditaram um dos sentidos do Anel de Contorno, no km 06 da BR-324, em Feira de Santana, em frente à entrada do conjunto, no final da tarde desta segunda-feira (8).
Os moradores estão impedidos judicialmente de fazer manifestação com bloqueio de via, mas ainda assim o protesto foi feito. “Se tiver que prender um, terá que prender todos os moradores. A partir do momento que a Viabahia tirou nosso direito de ir de vir não temos que respeitar o direito de ir e vir que eles pregam”, declarou um dos manifestantes.
Esta é a primeira manifestação após a ViaBahia liberar a pista, na tarde de ontem (7), que estava em obras de duplicação.
Os moradores realizaram diversas manifestações ao longo do ano para impedir o fechamento do acesso ao conjunto Feira X e até se reuniram com representantes da concessionária e da Agência Nacional de Transportes e Trânsito (ANTT), com a finalidade de ter as reivindicações atendidas, como a construção de passarela ou uma rotatória para que não seja necessário percorrer cerca de sete quilômetros para fazer o retorno de carro ou ter que fazer travessias perigosas a pé.
Pelo menos cinco viaturas da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar estiveram no local. Um dos sentidos rodovia ficou totalmente interditado pelos moradores que queimaram pneus.
Engarrafamento:
O engarrafamento nos primeiros minutos de protesto começou na Pousada da Feira até a entrada do conjunto. Nenhum veículo segue sentido viaduto Portal do Sertão, região do extinto Clube de Campo Cajueiro. Mesmo com a presença da polícia, alguns moradores também tentaram fechar o outro sentido da via. O bloqueio refletiu no trânsito do centro da cidade, que também apresenta lentidão.
Informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.